Mesosfera: o que é e características - eCycle

2021-12-31 17:07:41 By : Ms. Tea zhao

Não sabe seu CEP?

Obrigado por entrar em contato com a gente. Em breve retornamos!

Erro no envio do formulário!

Imagem de Blair Fraser no Unsplash

A mesosfera representa a camada mais fria da atmosfera. Ela se estende do limite superior da estratopausa até cerca de 80 ou 85 quilômetros acima da superfície da Terra. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que diminuem à medida que a altitude aumenta. Os gases dessa camada ficam mais rarefeitos com o aumento da altitude. Consequentemente, o aquecimento produzido pela incidência da radiação ultravioleta também fica cada vez menor, fazendo com que a temperatura diminua em altitude.

Apesar de a mesosfera ser muito rarefeita, os gases presentes nessa camada ainda são suficientemente espessos para retardar a maioria dos meteoros e produzir sua ignição, evitando que cheguem até a superfície terrestre.

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera é dividida em quatro camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.

Vale ressaltar que a atmosfera possui 480 quilômetros de espessura e que cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.

Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude. Além disso, os gases presentes na mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos com o aumento da altitude, inclusive o oxigênio. 

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. Além disso, ela possui outras funções fundamentais:

Observatório Nacional e A atmosfera

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Não sabe seu CEP?

Obrigado por entrar em contato com a gente. Em breve retornamos!

Erro no envio do formulário!

Solicite um orçamento para a instalação de energia solar e deixe de pagar contas de luz caríssimas. É sem compromisso 😉

Solicite um orçamento e enviaremos as informações sobre preço e formas de pagamento para coleta, descaracterização e destinação ecológica

A coleta seletiva em condomínios se torna, a cada dia que passa, mais necessária, principalmente nas grandes cidades onde as estimativas mostram que a quantidade de resíduos deve aumentar.

Peça um orçamento de neutralização de carbono. Veja como é fácil adotar uma ação de compensação ambiental no seu evento.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Erro no envio do formulário!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Erro no envio do formulário!

Copyright 2010/2021 – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Studio Visual

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais